terça-feira, 26 de julho de 2016

Avo

Os avós de hoje em dia
são muito diferentes dos de outrora
Porque naquele tempo fartura não havia
os de hoje mimam os netos a toda a hora

Foi-se do oito ao oitenta
Agora é 1 filho, regra geral
Não havia calçado nem vestimenta
Então os avózinhos viviam muito mal

Depois uma avó com 50 e tal anos coitada
Já parecia doente e muito velhinha
Porque não tinha roupas de jeito nem se cuidava
Para vestir e se apresentar muito pouco tinha

Reformas ninguém as tinha, infelizmente
Os filhos é que cuidavam dos avós, coitadinhos
Eram familias enormes que trabalhavam arduamente
E não havia brinquedos nem nada para darem aos netinhos

lembro-me bem da minha avó paterna
Era muito  amiga e eu ia com ela ao outeiro
teve 10 filhos e 26 netos coitadinha
uma vida escravizada sem ter dinheiro

Trabahava muito e oferecia-me um retalho a preceito
Para me enaltecer, quando eu passava na escola
A minha querida avó que guardo no meu peito
quando matava o porco era eu que segurava a bitola

Na matança juntava filhos , noras e netos
Naquela casa toda a família comia
Não havia brinquedos, mas sim afetos
Era muito diferente de hoje em dia!

Recordo a minha avozinha com saudade
Teve uma vida bastante sofrida e dura
Que Deus a tenha no Ceu em paz
Aquela avó , aquele anjo de doçura

Deus tenha no Céu a minha querida avó que foi uma grande mãe, uma boa esposa e uma melhor avó!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário