terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dia do carteiro

Estava a ver o telejornal quando de repente uma notícia me despertou mais atenção, o dia mundial do carteiro, confesso que fiquei emocionada, eu que sempre adorei escrever, postais, cartas, fosse aquilo que fosse, mas cartas principalmente, enviei tantas... e a corneta do carteiro trazia um toque de alegria às pessoas da aldeia, e principalmente a mim, quando o via direccionar-se à minha rua sabia que era certo, lá vinha mais uma cartinha daquelas que tinham flores, e cheiro a rosmaninho, que saudade.... Ainda ontem andei a rebuscar nos baús no sótão da minha mae e encontrei lá cartas que me fizeram recuar 40 anos no tempo, que bonito. Adorei relembrar que numa só noite de São João, três rapazes queriam ir pedir a minha mão ao meu pai. Bons tempos, tempos de ingenuidade, que saíamos só pela diversão, e não pela relação com os rapazes!

Será que hoje em dia ainda alguém recebe cartas? Uma carta de um familiar? Uma carta de um amigo? Um cartão de aniversário ou até de boas festas? Na correspondência deixada na caixa do correio encontramos-publicidade, extractos, facturas, documentação fiscal e empresarial.

Agora as cartas que eram escritas com caneta, há muito que desapareceram e deixaram de ser um momento de magia, ou de fazer o coração disparar em sobressalto. Hoje o carteiro perdeu o brilho de outrora e passou a ser mais um prestador de serviços. Se um dia aparece um de bigode, no seguinte é um careca e no dia seguinte pode até ser uma mulher.

O tempo do nosso carteiro foi quase esquecido, a função de mensageiro e amigo foi-lhe substituída pela de comercial de resmas de papel que muito pouco é lido, ou mesmo aberto por e com prazer. Culpa de quem? Das novas tecnologias! Marcas da evolução do tempo! Os telemóveis. As máquinas digitais,os leitores mp3, as radios online, os jornais online, o email fazem parte do nosso dia a dia, mas será que esta abundância de recursos contribui para aumentar a nossa qualidade de vida?

Só o futuro o dirá.




Acabaram-se as cartas de amor
outrora entregues pelo carteiro
Foram trocadas pelo computador
Que domina o mundo inteiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário